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Renato Bezerra de Mello, Recife, 1960

Natural de Pernambuco, aonde me graduei em Arquitetura, iniciei minha vida profissional no Rio de Janeiro, dedicando-me ao restauro de bens tombados. Em 1999, me mudei para Paris, passando a me dedicar exclusivamente às artes plásticas. Em 2007 retornei ao Brasil, para viver e a trabalhar no Rio de Janeiro.

 

Exposições individuais:

2019 O que a gente não tem coragem de jogar fora, Galeria Inox, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Bianca Bernardo

2018 Visionários, Pop Center, Porto Alegre – Brasil / Curadoria: Franck-James Marlot

2016 Entre céu e água, Paço Imperial, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Marcelo Campos.

2015 Inventário do esquecimento, Galeria Inox, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Fernanda Pequeno.

2014 De onde os rios se encontram para inventar o mar, XVIII Programa de Exposições do Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa – Portugal / Curadoria: Lourenço Egreja.

2012 Errático, errante, Galeria Inox, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Marcelo Campos.

2011 Migalhas da infância, Marsden Woo Gallery Project Space, Londres – Inglaterra / Curadoria: Tessa Peters e Maria Donato; Casa Forte, Centro Cultural Banco do Nordeste, Juazeiro do Norte e Fortaleza – Brasil / Curadoria: Marcelo Campos.

2010 Casa Forte, Centro Cultural Banco do Nordeste, Sousa – Brasil / Curadoria: Marcelo Campos.

2006 Vuelvo al sur Déambulations, Centre de photographie de Lectoure – França / Curadoria: François Saint-Pierre.

2005 Déplacements, Le Showroom, Paris – França / Curadoria: Dorothée Tramoni, Gabriella Pessoa, Laure Phelip.

2004 Trajetórias 2004, Instituto de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, Recife – Brasil / Comissão de Seleção: Cristiana Tejo, Daniela Bousso e Moacir dos Anjos

 

Exposições coletivas:

2019 Inundação, Museu do Pontal, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Marcelo Campos e Grupo de pesquisa Arte e Itinerários Culturais / Idealização: Bete Esteves

2019 Rios do Rio, Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Fernanda Pequeno

2018 Em cada linha um traço em cada fio uma trama, Martha Pagy Escritório de Arte, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Paula Terra-Neale

2018 De sangue e ossos, Galeria Matias Brotas, Vitória – Brasil / Curadoria: Isabel Portella

2018 Faça vc mesm_ (um guia de leitura 1/20), Mesa, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Alexandre Sá

2017 Limites, fronteiras, interseções entre a arte e o design, Caixa Cultural São Paulo – Brasil / Curadoria: Marcos Lontra

2017 Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, CCBN, Sousa – Brasil / Curadoria: Marco Antônio Portela

2017 A matéria da cor, Galeria Raquel Arnaud, São Paulo – Brasil / Curadoria: Franck-James Marlot;

2017 Aquilo que nos une, Caixa Cultural São Paulo – Brasil / Curadoria Isabel Sanson Portella;

2017 Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, Galeria Hiato, Juiz de Fora – Brasil / Curadoria: Marco Antônio Portela

2017 Espólios, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Marcelo Campos, João Paulo Quintella, Laura Conserdey e Pollyana Quintella

2016 Gabinete de Contemporâneo de Curiosidades, Galeria Oriente, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Marco Antônio Portela

2016 Distantes mundos / próximos lugares, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza – Brasil / Curadoria: Jacqueline Medeiros e Bitu Cassundé

2016 Aquilo que nos une, Caixa Cultural Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria Isabel Sanson Portella;

2016 Nós, Caixa Cultural Rio de Janeiro e Brasília – Brasil / Curadoria: Fern anda Pequeno;

2016 Ao amor do Público I – Doações na ArtRio (2012-2015) e Minc/Funarte, Museu de Arte do Rio/MAR, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Paulo Herkenhoff.

2015 Carbono Galeria, São Paulo – Brasil

2015 Contextos contemporâneos, Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Ricardo Resende

2015 Obaoba, Galeria Bangbang, Lisboa – Portugal, Curadoria: Leo Ayres

2014 Carpe Diem Limited Editions International Tour, Nova Iorque e Washington; Berlim; Curitiba; Bruxelas e Porto

2014 Eu / outro / eu, Galeria de Arte da Uerj, Rio de Janeiro, Brasil- Brasil / Curadoria: Marcelo Campos e Roberto Conduru

2014 3×4/Efrain Almeida, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza – Brasil / Curadoria: Efrain Almeida e Jaqueline Medeiros

2014 Obaoba, Sessão Corredor, Ateliê 397, São Paulo – Brasil / Curadoria: Léo Ayres

2014 Um chão para brincar, um céu para voar, Galeria Inox, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Isabel Portella

2014 Rio, Saltfineart Gallery, Califórnia – EUA / Curadoria: Maria Donato e Carla Tesak Arzente

2014 Itinerância da 17a Bienal de Cerveira, Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa – Portugal

2013 Amor, Museu Casa de Benjamin Constant, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Isabel Portella

2013 Play, Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Fern anda Pequeno e Marta Mestre

2013 17a Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira – Portugal / Comissão de Seleção: Augusto Canedo, Francisco Laranjo, Valter Hugo Mãe, João Mourão e Laura Castro

2013 XIV Salão de Artes Plásticas de João Pessoa, Paraíba – Brasil

2012 O cortiço, Galeria Djanira, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Marcelo Campos

2012 Abre alas 08, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil – Brasil / Comissão de Seleção: Daniela Labra, Marcelo Campos e Alexandre Vogler 

2011 Arte Pará 2011, Museu Histórico do Estado do Pará, Belém – Brasil / Curadoria: Ricardo Resende 

2010 Métissages, l`art contemporain en textile, un patrimoine d’aujourd’hui pour demain , Musée d`Art et d’Histoire, Hôtel de Saint-Clément, Rochefort-sur-Mer – França / Curadoria: Yves Sabourin

2009 Galerie Caroline Vachet , Lyon – França / Curadoria: Yves Sabourin

2009 Alcova, Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro- Brasil / Curadoria: Marcelo Campos

2009 Métissages, Espace d’Art Actuel, Le Radar e Musée Baron Gérard, Bayeux – França / Curadoria: Yves Sabourin

2009 Poética Têxtil, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo – Brasil / Curadoria: Glaucia Amaral 

2008 Métissages, Musée de Bourgoin-Jallieu – França / Curadoria: Yves Sabourin

2008 Desenho em todos os sentidos, Sesc Festival de Inverno / Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo- Brasil / Curadoria: Marcelo Campos

2008 Sangue novo, Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Wilson Lázaro e Ricardo Aquino

2007 Métissages, Selasar Sunayo Art Space, B andung; Museum Nasional, Jacarta – Indonésia e James H.W. Thompson Center for the Arts , Bangkok – Tailândia / Curadoria: Yves Sabourin

2007 Retalhar, CCBB, Rio de Janeiro – Brasil / Direção de arte: Maria Teresa Leal

2007 Achados e perdidos, Sesc Pinheiros, São Paulo – Brasil / Curadoria: Claudia Tavares e Dani Sotter 

2006 Métissages , Parc Saint Léger, Pougues-les-Eaux – França / Curadoria: Yves Sabourin

2005 Territoires transitoires , Palais de la Porte Dorée, Paris – França / Curadoria: Betânia Araújo e Aluizio Câmara

2004 Memórias heterogêneas, Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro – Brasil / Curadoria: Marcelo Campos

2004 L’autre métissages, Museo Nacional de Etnografia y Folklore, La Paz – Bolívia / Curadoria: Yves Sabourin

2002 Première vue, Passage de Retz, Paris – Brasil / Curadoria: Michel Nuridsany 

Residências:

2018 2ª Residência Pop Center, Porto Alegre – Brasil

2014 Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa – Portugal

2006 Centre de Photographie de Lectoure – França

Outras atividades:

2012 Leitura de portfólio, Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa – Portugal

2010 Realização da obra Ela é bela e banguela a Guanabara, no âmbito do projeto Métissages, realizada em parceria com Mylène Salvador-Ros, Maître d’Art em renda de bilro de Bayeux, Paris – França

2008 Dinamização em oficinas no âmbito da exposição “Desenho em todos os sentidos”, Sesc – Festival de Inverno / Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – Brasil

2008 Cenário para Os sete pecados capitais e Voo de Lindenberg, de Kurt Weill e Bertold Brecht; Teatro Municipal do Rio de Janeiro- Brasil e Festival de Inverno de Campos de Jordão, São Paulo – Brasil; Direção artística: Carla Camurati

2006 Participação no programa Lumières d’Août, uma emissão da Radio France / France Culture, no âmbito do festival Eté Photographique, realizado pelo Centre de Photographie de Lectoure, França

2005 Encontro com mulheres imigrantes em curso de alfabetização e inserção social em torno da prática do bordado, iniciativa conjunta da associação Collectif 12 e do Musée de l’Hôtel-Dieu, Mantes-la-Jolie – França

2002 Assistência aos artistas Marisa Merz e Mário Merz na montagem de exposição na Galerie Marian Goodman, Paris – França

2001 Assistência na montagem da obra Desvio para o vermelho, de Cildo Meireles na exposição “Da adversidade vivemos”, no Musée de la Ville de Paris – França

2001 – 2006 Assistente de ateliê dos artistas Annette Messager e Christian Boltanski, Malakoff – França

Bibliografia:

Rio XXI: Vertentes Contemporâneas / Org. Paulo Herkenhoff, Rio de Janeiro, Brasil: FGV, 2019, p. 74

Nós / Curadoria: Fernanda Pequeno / Catálogo da exposição realizada na Caixa Cultural de Brasília, Brasil: 2017, p. 52 – 53

Em cada linha um traço_ em cada fio uma trama_ / Curadoria: Paula Terra-Neale / Catálogo da exposição realizada no Martha Pagy Escritório de Arte, Rio de Janeiro, Brasil: 2018

Escultura contemporânea no Brasil, reflexões em dez percursos [ Contemporary Sculpture in Brazil, reflections in ten paths] / Marcelo Campos, Salvador, Brasil: Caramurê Publicações, 2016, p. 183 – 387

Aquilo que nos une / Curadoria: Isabel Sanson Portella / Catálogo de exposição realizada na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, Brasil: 2016, p. 68 – 69

17ª Bienal de Cerveira / BC Fundação Bienal de Ceveira, Portugal: 2013, p. 280

Abre alas 8 / Curadoria: Alexandre Vogler, Daniela Labra, Marcelo Campos / Catálogo da exposição realizada na galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil: 2012, p. 58 – 59

Arte Pará 2011, ano 30 / Fundação Romulo Maiorana, Belém, Brasil: 2012, p.54

Cotidiano contemporâneo / Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, Brasil: 2011, p. 113 – 125

Casa Forte, um projeto de Renato Bezerra de Mello e Marcelo Campos / Centro Cultural Banco do Nordeste, Sousa, Juazeiro do Norte e Fortaleza, Brasil: 2010 – 2011

Poética têxtil / Curadoria: Glaucia Amaral / Guia da exposição / Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, Brasil: 2009, p. 12 – 13

Métissages / Curadoria: Yves Sabourin / Musée Baron Gérard e Radar, Espace d’art actuel / Bayeux, França: 2009, p. 97

Desenhos em todos os sentidos / Curadoria: Marcelo Campos / Catálogo das exposições do Festival de inverno SESC Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, Brasil: 2008

Territoires transitoires / Curadoria: Aluizio Câmara e Betânia Corrêa de Araújo / Catálogo da exposição no Palais de la Porte Dorée, Paris, França: 2005 – 2006, p. 80 – 81

Recuperação de sobras / texto Gloria Ferreira / Folder produzido por ocasião do Projeto Trajetórias, da Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil: 2004

L’autre métissages / Curadoria: Yves Sabourin / Catálogo da exposição no Museo Nacional de Etnografia y Folklore, La Paz, Bolívia: 2004, p. 24 – 25

 

Coleções institucionais:

Museu de Arte do Rio – MAR / Rio de Janeiro – Brasil

Museum of Latin American Art – Molaa / Long Beach, Califórnia – EUA.

Centro Cultural Banco do Nordeste / Fortaleza – Brasil

Centre national des arts plastiques (CNAP), Ministère de la Culture et de la Communication / Paris – França

Fundação Joaquim Nabuco / Recife – Brasil

 

Coleções particulares:

Brasil, França, Inglaterra

 

Formação:

2012-2013 Pontifícia Universidade Católica, aluno-ouvinte do curso de Pós-graduação Arte e Filosofia / Rio de Janeiro – Brasil.

2000-2001 École Nationale Supérieure des Beaux Arts, atelier Annette Messager, Paris – França / Programa de intercâmbio com Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro – Brasil; Fondation Cartier, ciclos de cursos e conferências: Perspectives modernes et contemporaines II et III,  Hélène Kelmachter; Actualités de l’image photographique, Pascal Beausse; e Wild world web, Valéry Grancher; Curso de história da arte contemporânea: Les années 60 et 70 et les années 80 et 90 / Jeu de Paume, Paris – França.

1993-1999 Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ateliers João Magalhães, Kate van Scherpenberg, Iole de Freitas e Nelson Leirner / Rio de Janeiro – Brasil.

1985-1986 Pontifícia Universidade Católica, aluno ouvinte do curso Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil / Rio de Janeiro – Brasil.

1979-1983 Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Arquitetura e Urbanismo Recife – Brasil

 

Renato Bezerra de Mello:

Iniciei a minha atuação como trabalhador de arte (expressão cunhada por Cildo Meireles), no ano 2000, depois de 16 anos dedicados à arquitetura e ao restauro de bens tombados pelo Patrimônio Histórico. No momento da virada, provocado pela participação em um programa de intercâmbio entre a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e a École Nationale Supérieure des Beaux Arts, em Paris, tomei a decisão de que, como na arquitetura, iria trabalhar com questões relacionadas à memória, na sua tensão entre a lembrança e o esquecimento.

 

Em 2002, em Paris, participei de uma primeira exposição coletiva na qual apresentei uma instalação que reunia memória familiar e coletiva: resgatando antigas fotografias abandonadas em armários e gavetas e um pequeno objeto popular, em plástico colorido, que servia para visionar essas imagens, reproduzidas em diapositivo preto e branco. Nessa obra inicial, interessou-me, além da memória das pessoas, aquela das coisas que as cercam e que, numa velocidade crescente, caem em desuso.

 

Em prosseguimento à minha pesquisa artística, lancei mão de cartas de família e folhas de papel-carbono, sobre as quais escrevi e desenhei incansavelmente; decidi bordar, usando tecidos e linhas que já não eram mais fabricadas; destruí linhas de seda, transformando-as em quase pó para depois criar minúsculas bolinhas coloridas; quebrei uma coleção de copos e taças de cristal, que havia reunido em vinte anos; desgastei com lixa d’água pequenos cubos de giz para recriar uma coleção de bolas de gude perdida na infância; e inventei um diário em cartões-postais, que me enviei pelo correio, ao longo de muitos anos.

 

Recentemente, por ocasião de uma exposição no Rio de Janeiro, cidade onde vivo e trabalho atualmente, recebi a seguinte mensagem de um amigo: você é um artista que a cada dia sedimenta uma direção para a ideia da arte como processo de conhecimento em sua via tortuosa. Ando pensando bastante nisso, com especial apreço pela via tortuosa.

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